Desenhos e cartazes feitos pelos alunos do ensino fundamental da Escola 215 de Santa Maria (DF) retratando as principais fake news sobre o processo eletrônico de votação estarão expostos no Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2022, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O CDE recebe, desde o dia 6 de setembro, veículos de comunicação e profissionais de imprensa do Brasil e do mundo que irão cobrir as Eleições Gerais deste ano.
Veja matéria sobre o tema no canal do TSE no YouTube.
As ilustrações que ficarão à mostra no CDE foram originalmente expostas durante feira de ciências realizada pela escola na manhã da última sexta-feira (23). Naquele dia, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os estudantes também participaram do projeto “Por Dentro da Urna” e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o sistema eletrônico de votação brasileiro.
Os representantes da Justiça Eleitoral que estiveram na escola contaram aos alunos sobre a trajetória da máquina de votar, desde a concepção até os dias atuais, bem como explicaram o funcionamento de uma seção eleitoral e deram dicas de como lidar e desconfiar de notícias falsas sobre as eleições.
Além da exposição com os desenhos, os professores organizaram uma votação simulada na urna eletrônica. Crianças de 6 a 10 anos desempenharam as diversas funções dos mesários, e uma das salas de aula virou, momentaneamente, uma seção eleitoral, onde os próprios alunos e pais fizeram o papel dos eleitores.
De acordo com Simone Silva Costa, uma das responsáveis por entrar em contato com o TSE para propor a parceria, as crianças precisam conhecer e saber valorizar o processo eleitoral. “Nós não podemos deixar que essa nova geração cresça acreditando que a urna não é segura, que o processo eleitoral não é válido. Ela tem que acreditar na democracia e em todo o processo. Então a gente começa com essas pequenas gerações”, afirmou a docente.
IC/LC, DM
Leia mais:
23.09.2022 – Urna eletrônica chama a atenção de alunos de Santa Maria (DF) em feira de ciências