A leitura da ata da correição ordinária foi lida em sessão pública telepresencial, transmitida pelo canal do do TRT-24 no YouTube.





\"Mosaico

Mosaico da tela dos participantes da sessão pública.





28/5/2021 – O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, encerrou, nesta sexta-feira (28/5), a correição ordinária do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS). A leitura da ata da correição ordinária foi lida em sessão pública telepresencial, transmitida pelo canal do do TRT-24 no YouTube.

\”O TRT tem demonstrado o compromisso com a jurisdição e com a cidadania. De 2019 para cá, a evolução na redução do tempo médio de duração do processo de 1º grau foi expressiva. É preciso haver continuidade desse esforço\”, afirmou o ministro ao se referir ao bom desempenho do tribunal no cumprimento das metas judiciárias.

Conciliação

Entre as metas, se destacam o maior índice líquido de conciliação e menor prazo médio referente à admissibilidade do Recurso de Revista no país, além da boa prática da uniformização da jurisprudência. O TRT-24 (MS) também apresentou um índice líquido de conciliação de 46% no último ano, desempenho acima da média nacional.

O ministro também ressaltou  o julgamento de 100% das ações coletivas impetradas no 2º grau da Justiça do Trabalho da 24ª Região e sugeriu a expansão da política conciliatória, com a instalação de outros CEJUSCs ou implementação do CEJUSC itinerante.

Boa práticas

O ministro elogiou o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (NUGEPNAC) pela organização e atenção a todas as regras das resoluções, como quadro de servidores, estrutura, composição e periodicidade das reuniões. A boa prática na uniformização da jurisprudência também foi um ponto positivo destacado pelo corregedor-geral.

O tribunal também registrou o menor prazo médio do país acerca da admissibilidade do Recurso de Revista. Em 2020, observou-se uma considerável redução de 63,9% no prazo médio (da chegada ao órgão competente até a prolação da admissibilidade do Recurso de Revista), em comparação ao ano anterior. Em 2021, tem se mostrado uma tendência ainda maior de baixa, apresentando o menor prazo médio do país.

A correição também verificou que o TRT-24 apresenta a maior transparência do país quanto aos precatórios, tem pequeno número deles vencidos e todos os de regime geral já encaminhados, com quantitativo de precatórios pagos superior ao número de expedidos.

Outro ponto mencionado foi o cumprimento das metas de execução: 111% em 2019 e 107% em 2020. O prazo médio entre o início e o encerramento de execução, assim como o resíduo na fase da execução, que tem prazos menores que a média dos tribunais de pequeno porte do país.

O Corregedor-Geral da JT chamou a atenção para o salto que houve na transparência do site do tribunal a partir de 2019 e que é preciso continuar com o trabalho para tornar as informações cada vez mais disponíveis aos jurisdicionados. 

Confira a sessão de leitura da ata na íntegra:

Calendário de correições

A próxima correição será realizada no TRT da 8ª Região (PA/AP), de 7 a 11 de junho. Confira o calendário de correições.

Com informações do TRT da 24ª Região (MS)


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.