Na noite desta segunda-feira (24), o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) será iluminado nas cores verde, amarelo e azul em homenagem ao Dia da Constituição, celebrado no dia 25 de março. A data comemora a importância da Constituição, que estabelece os direitos e deveres dos cidadãos e organiza a estrutura do Estado brasileiro. A iluminação especial segue até segunda-feira (31).
A data relembra a outorga da primeira Constituição do Brasil, em 25 de março de 1824, pelo imperador Dom Pedro I. A celebração também reforça a relevância do atual texto constitucional, de 1988, na garantia da democracia, da cidadania e da justiça social. A Constituição Federal, base do ordenamento jurídico do país, assegura direitos fundamentais e norteia a criação de leis e políticas públicas.
Com a iluminação especial, o STF destaca a importância da data, e o gesto simbólico representa o compromisso do Tribunal com a defesa dos princípios constitucionais e com a promoção da justiça para toda a sociedade. O Supremo tem a missão de ser o guardião da Constituição e atua para assegurar a supremacia de seu texto e sua efetividade.
(Pedro Scartezini//AD)