No dia 11 de abril, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai sediar o Fórum Internacional Cortes em Conexão. O evento é parte da celebração dos 35 anos da corte e vai reunir especialistas da comunidade jurídica internacional, como membros de tribunais superiores de diversos países e de organizações que realizam parcerias com o tribunal. Criado pela Constituição de 1988, o STJ foi instalado oficialmente no dia 7 de abril de 1989.

A programação terá início às 10h, no auditório externo do STJ. Ao longo do dia, ministras e ministros da corte vão conduzir bate-papos com convidados sobre os rumos da Justiça e os caminhos para deixá-la mais inclusiva e conectada com a sociedade e com o mundo. Haverá tradução simultânea em inglês e espanhol para os participantes que não falem português, assim como a tradução da fala dos painelistas estrangeiros para o português. São aguardados representantes da magistratura de aproximadamente 40 países.

Serão cinco painéis: o primeiro vai abordar o uso da linguagem simples no Sistema de Justiça; o segundo tem como tema os diálogos internacionais entre cortes; o terceiro debaterá o papel dos tribunais internacionais de direitos humanos na preservação das democracias; o quarto será sobre a inteligência artificial no Judiciário; e o quinto será focado na proteção de dados pessoais.

Participantes que acompanharem fórum presencialmente vão receber certificado

São aguardados representantes da magistratura dos seguintes países: Angola; Argentina; Austrália; Bolívia; Chile; Costa Rica; Cuba; El Salvador; Eslováquia; Espanha; Equador; Guatemala; Guiné Equatorial; Honduras; Índia; Israel; México; Moçambique; Panamá; Paraguai; Peru; Porto Rico; Portugal; República Dominicana; República Tcheca; Trindade e Tobago; Turquia; Uruguai; e Venezuela.

Interessados em acompanhar o fórum, de forma presencial, vão receber certificado de participação. As inscrições podem ser feitas neste link

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.