Na tarde desta quarta-feira (3), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) voltou a receber alunos de nível médio em seus projetos socioeducativos. O programa Despertar Vocacional Jurídico, criado em 2002 e coordenado pela Seção Educativa e Social (Seduc), tem o objetivo de estimular a identificação de potenciais alunos de direito entre estudantes prestes a decidir sua carreira. Os alunos fazem uma visita guiada, conhecem um pouco do funcionamento da corte e assistem a palestras sobre o Tribunal da Cidadania.​​​​​​​​​

Alunos de nível médio do Colégio Servos da Rainha na sala do Pleno do STJ: incentivo à descoberta de vocações jurídicas. | Foto: Lucas Pricken / STJ

O programa vinha sendo realizado de forma virtual devido à Covid-19, e essa foi a primeira turma presencial desde a reabertura das dependências do tribunal, após o período mais crítico da pandemia. “Estamos muito felizes com esse retorno. A experiência presencial é muito mais completa para os participantes”, afirmou Clarissa Jahn Sturzbecher, chefe substituta da Seduc e coordenadora do programa.

Segundo ela, a visita foi feita por 50 alunos do Colégio Servos da Rainha, de Valparaíso de Goiás. “Tomamos todas as precauções. Todos os alunos apresentaram certificados de vacinação e usaram máscaras durante a visitação”, completou.

A professora de português Valéria de Paiva, que acompanhou os estudantes, conta que já visitou o STJ com outras turmas. “É muito bom estar de volta e ver os alunos participando, já que para eles é novidade. É bom que eles saibam onde são tomadas as decisões jurídicas que afetam a vida de todo mundo, complementando a formação cívica”, disse a professora.

Os alunos visitaram diversos locais do STJ, como o Espaço Cultural e o Museu, e acompanharam parte de uma sessão da Corte Especial. Também ouviram palestras sobre a estrutura, o funcionamento e as funções do tribunal.

Dividindo experiências

Uma das palestras foi apresentada pelo advogado Vinicius Rodrigues Pina, que participou do Despertar Vocacional Jurídico em 2013, quando estudava no Colégio Ideal, de Taguatinga Norte (DF). “Estava em dúvida entre medicina e direito, e o programa ajudou na decisão”, contou. O advogado, que atua na área do direito tributário e de operadoras de saúde, diz que tomou a decisão certa.

Pina comentou com os alunos que o autoconhecimento é fundamental para ajudar no próprio crescimento. “Fazer a escolha da profissão que se encaixe conosco é muito importante”, declarou.

Um dos alunos participantes, João Marcos Nascimento, já pensa em seu futuro. “Ainda estou decidindo, mas a carreira de direito é uma das que mais me atraem”, afirmou. Em sua opinião, conhecer o funcionamento das leis e dos tribunais é importante, mesmo que não venha a seguir uma carreira jurídica.

Com informações do STJ

Jusdecisum

Jusdecisum

Data Venia Dr's e Dra's ! O Jusdecisum é um site de informativo jurídico que tem como objetivo reunir as decisões jurídicas dos principais tribunais do país em um só lugar, facilitando assim a informação e o estudo de profissionais e estudantes da área jurídica. Abaixo, estão nossas redes sociais e contatos, nos siga, mantenha-se atualizado sobre as decisões jurídicas dos principais tribunais, venha fazer parte desta grande comunidade jurídica que estamos criando ! Sejam sempre muito bem vindos !

Conheça as teses que estão em alta no momento e veja como trabalhar com elas

Tese da Nova Correção do FGTS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Tese da Cobrança de Saldo do PASEP dos Servidores Públicos

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

Tese da Revisão da Vida Toda PBC

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

Tese da Restituição da Multa de 10% do FGTS

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Tese da Restituição do ICMS Cobrado Indevidamente na Conta de Luz

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

Tese da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

Tese da Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS/COFINS

A tese refere-se à base de cálculo do PIS/COFINS, que não deve ter em sua base de cálculo valores arrecadados a título de ISS, pois estes não se incorporam ao patrimônio do contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela