Um estudo pioneiro conduzido pelo Grupo de Pesquisas Judiciárias da Justiça Militar da União (GPJ/JMU), em colaboração com servidores da unidade de Estatística do Superior Tribunal Militar (STM), foi publicado na Revista do Ministério Público Militar.
Intitulado “Análise estatística da duração dos processos baixados na Justiça Militar da União: uso de árvore de classificação para predição da duração dos processos de acordo com a Classe Processual e Auditoria”, a pesquisa representa uma importante contribuição no campo da Jurimetria (estatística aplicada ao Direito) no Brasil.
O trabalho torna acessível a análise realizada a outros tribunais e pesquisadores, contribuindo para a expansão do conhecimento em uma área que ainda conta com poucos especialistas e estudos no país. O estudo reforça o compromisso da Justiça Militar da União com a transparência e a eficiência.
O GPJ/JMU é um grupo multidisciplinar, composto por magistradas e servidores com expertise em estatística, direito e tecnologia da informação.
O artigo completo pode ser acessado diretamente pelo link “Tempo do Processo na 1ª instância da Justiça Militar da União”. Além disso, o estudo estará disponível no site institucional do STM, seguindo o caminho: Menu “Portal STM” > “A JMU” > “Gestão Estratégica” > “Grupo de Pesquisas Judiciárias (GPJ/JMU)” > “Pesquisas Realizadas”.