Mesa de abertura da 33ª Reunião do Coleouv
09/11/23 – A ministra Delaíde Miranda Arantes, ouvidora do Tribunal Superior do Trabalho, participou, nesta terça-feira (8), da 33ª reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), no Rio de Janeiro (RJ). O encontro, realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região de 7 a 9/11, visa discutir práticas adotadas nas Ouvidorias da Justiça do Trabalho e difundir a importância da sua existência para todo o país.
Lugar do outro
Na abertura, a ministra destacou que a reunião do Coleouv contribui para o aperfeiçoamento das ouvidorias. “É preciso saber se colocar no lugar do outro para ouvir e encaminhar as manifestações”, afirmou. “Precisamos trabalhar o olhar com que vamos receber os reclames da sociedade”.
Diálogo
A desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, decana do TRT-1 e atual ouvidora da mulher, também ressaltou o papel fundamental das ouvidorias no aprimoramento dos serviços das organizações. “O diálogo possibilita que os usuários percebam que suas reivindicações são analisadas com seriedade e que, quando são pertinentes, resultam em procedimentos adotados por parte da organização. Esse processo permite ao cidadão entender o funcionamento da máquina administrativa e judiciária”, disse.
Em complemento, o ouvidor do TRT-RJ, desembargador José Luis Campos Xavier, lembrou que os Tribunais do Trabalho são acessíveis a todos. “Quando o cidadão procura a Ouvidoria, ele percebe que pode entrar na instituição pela porta da frente”, assegurou.
(Com informações do TRT-1)