Ministro Brito Pereira realiza correição ordinária no TRT da 1ª Região (RJ)

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Brito Pereira, realiza esta semana, de 3 a 7/8, correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com sede no Rio de Janeiro (RJ).

Ao chegar à sede do Regional, o corregedor-geral e sua equipe, com sete integrantes, foram recepcionados pela presidente, pela vice-presidente e pela corregedora do TRT, desembargadoras Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, Ana Maria Soares de Moraes e Edith Maria Corrêa Tourinho. Na sequência, reuniu-se com os diretores e explicou a finalidade da Correição. “Não estamos aqui para fiscalizar, mas sim para fazer um diagnóstico e ver como a Corregedoria pode contribuir com o Tribunal da 1ª Região”, observou. Ainda pela manhã, o ministro reuniu-se com os desembargadores do TRT-RJ.

Durante a correição ordinária, são examinados autos, registros e documentos das secretarias e seções judiciárias, bem como se avaliam o bom comportamento público dos magistrados e sua assiduidade e diligência na administração da Justiça. Ainda em relação à conduta dos magistrados, o corregedor-geral verifica se estes excedem os prazos legais e regimentais sem razoável justificativa ou cometem erros de ofício que denotem incapacidade ou negligência.

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com jurisdição no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 92 municípios, é composto por 54 desembargadores. No primeiro grau, há 292 juízes, dos quais 146 são titulares e 146 substitutos, distribuídos nas 146 Varas do Trabalho.

No período de correição, o ministro receberá em audiência desembargadores, advogados, membros do Ministério Público do Trabalho, associações de classe e partes processuais. Na sexta-feira, haverá a leitura da ata, às 9h.

Neste semestre, serão realizadas sete correições ordinárias, em cumprimento ao calendário oficial, que pode ser consultado no Portal da CGJT.

(Com informações da CGJT e do TRT1. Foto: TRT1)

 

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
secom@tst.jus.br



Com informações do Tribunal Superior do Trabalho

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.