Pílulas contra a desinformação: desconfie de conteúdos publicados em um único site

“A notícia não aparece em veículos confiáveis? Sinal de alerta! Desconfie de informações que só existem em um único site ou em um pequeno grupo de sites desconhecidos. Notícias falsas geralmente começam sua circulação em bolhas (grupos de páginas e mensagens)”.

Esse é o 23o texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.

A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Antes de compartilhar qualquer informação, confira sempre se existe alguma matéria publicada em sites de notícias sobre aquele determinado assunto. Verificar se a notícia foi postada, bem como se ela pode ser acessada em diversos veículos de alta circulação e confiabilidade é um bom caminho para não cair em armadilhas. 

Uma informação importante é noticiada por diversos veículos, o que mostra também a veracidade do que está sendo publicado. Por isso, na dúvida, não compartilhe.

Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

MM/LC

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.