(Qui 9 Jul 2015 14:00:00)
A Coordenadoria Nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) e o Comitê Gestor Nacional do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) apresentaram na terça-feira (8), para os Comitês Gestores Regionais, os procedimentos necessários para correção dos itens de pendência da base de dados dos TRTs.
O objetivo é que os tribunais ajustem os dados do PJe-JT no Sistema e-Gestão a fim de que os relatórios exibidos forneçam um retrato mais preciso da produtividade de cada Tribunal. A apresentação ocorreu por meio de videoconferência, que reuniu os comitês gestores dos TRTs, quando foram explicados os trâmites para que os Regionais mapeiem os processos que apresentam dados inconsistentes.
Segundo o presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, o que se pretende é uma espécie de “inventário virtual”, de caráter excepcional, a fim de assegurar um ganho de qualidade das informações do PJe-JT no Sistema e-Gestão.
Procedimento
O Comitê Gestor Nacional do Sistema e-Gestão já disponibilizou, excepcionalmente, aos TRTs a relação dos processos de 1º e 2º graus pendentes até o dia 31 de maio de 2015. Com essa lista, cada TRT poderá confirmar as pendências ou encaminhar ao comitê o inventário de processos a serem ajustados. Ao final, os processos informados serão excluídos dos itens de pendência e computados nos de ajuste do sistema e- Gestão.
O prazo para a realização deste inventário virtual pelos Regionais vai até o dia 14 de agosto. A medida permitirá que os usuários tenham conhecimento das pendências. “De posse do relatório específico que será extraído do Sistema e-Gestão, o usuário verificará cada processo a fim de assinalar se há inconsistência em algum”, destacou Cláudia Figueiredo, do grupo de negócio da Coordenadoria Nacional do PJe-JT.