Portal da Transparência do STJ disponibiliza planos diretor e operacional de auditoria
Nos últimos anos, a auditoria interna se tornou um recurso de apoio indispensável à governança institucional, contribuindo para melhorar a eficácia do sistema organizacional. Nesse sentido, a Secretaria de Auditoria Interna do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem se dedicando a aprimorar o processo de planejamento dos serviços prestados às unidades auditadas, com o intuito de traduzir, na prática, as ações que devem ser executadas.
Nesta semana, foram divulgados os objetivos e as metas da unidade para o período de 2022 a 2025 (Plano Diretor), bem como os trabalhos previstos para o próximo exercício (Plano Operacional). Ambos os documentos podem ser consultados no Portal da Transparência do STJ.
Diretrizes técnicas e plano de ação
O Plano Diretor foi elaborado nos últimos meses, com base nas diretrizes técnicas da Resolução 309/2020 do Conselho Nacional de Justiça e do Plano Estratégico STJ 2021-2026. O documento, desenvolvido com o auxílio das unidades auditadas e do corpo gerencial e técnico do setor de auditoria, estabelece um planejamento periódico (quadrienal), considerando os objetivos estratégicos do tribunal.
Na norma diretora, são abordados temas relacionados à gestão e à atividade-fim da unidade. Entre outros aspectos, o plano diretor contempla metodologias, diagnósticos, mapas e objetivos estratégicos, bem como indicadores e metas.
O Plano Operacional é o principal instrumento de execução do Plano Diretor e contém o conjunto das ações e a programação das atividades de auditoria interna para o exercício. Ele elenca o rol de iniciativas do setor (auditoria nas contas anuais, análises mandatórias, monitoramentos, consultorias, por exemplo), contemplando, além do plano anual, os planos de gestão e de capacitação.