Está disponível para integrantes do STM, dependentes e colaboradores o Programa de apoio para parar de fumar, promovido pela Seção de Psicologia e Serviço Social, da Assessoria de Serviços de Saúde. O curso é ministrado com o apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O interessado em participar do programa terá acompanhamento médico e psicossocial com o acesso também a medicamentos próprios para amenizar os efeitos da falta da nicotina no organismo.

Para se inscrever, o interessado deve responder um questionário e fazer a triagem para avaliar as condições da dependência.A próxima etapa são quatro encontros semanais, estabelecidos de acordo com a disponibilidade do paciente. Em média, os fumantes deixam de fumar em 45 dias. Após as sessões, o acompanhamento se mantém em encontros espaçados.

Em 2014, onze pacientes, que representam 84% do total de pessoas que fizeram o curso, conseguiram chegar ao objetivo de parar de fumar. Dos participantes do programa, aproximadamente 46% eram mulheres.

O médico da Assessoria de Serviços de Saúde do STM Sylvio Motta explica que não existe diferença no tratamento entre homens e mulheres. Ele ressalta que a prática de atividade física influencia nos resultados, já que potencializa a efetividade do processo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.