30/05/2023 – O aperto de mãos e o sorriso das partes não poderiam ser mais significativos: sim, houve acordo. Depois de quatro audiências de conciliação, muitas negociações e revisões de cálculos, um trabalhador aposentado de 78 anos pôde, enfim, respirar aliviado.
O acordo homologado no Cejusc-JT, o centro de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), inclui o pagamento de indenização referente aos danos moral e material. O processo, em fase de execução, teve início no ano de 2000, na 6ª Vara Cível da Comarca de Vitória. Depois, foi para a Vara de Acidente de Trabalho da Justiça Estadual, e, em 2005, passou a tramitar na Justiça do Trabalho.
O autor da ação trabalhava como operador de máquinas na antiga Codesa, atual Vports, e teve perda auditiva, reconhecida pelo TST como decorrente da atividade laboral.
Seu Virthonio, ao lado da filha Fernanda (à esquerda), celebra acordo com as advogadas e o advogado, o juiz Cássio Moro, a juíza Ana Paula Faria (segunda à direita) e a servidora-conciliadora Denise Francischeto
Os advogados das partes, Sedno Alexandre Perissate e Caroline Anastácia dos Santos Nascimento, representando o trabalhador, e Milena Gotardo Cosme, a empresa, reconheceram que o ambiente do Cejusc incentiva a conciliação. “Há um envolvimento muito grande de magistrados e servidores no sentido de ajudar as partes a chegarem a um consenso”, disseram.
Números da 7ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
Nos três primeiros dias do mutirão no TRT-17, foram arrecadados mais de R$ 11 milhões, valor total proveniente de 178 acordos. Foram realizadas 791 audiências e atendidas 3.538 pessoas.
Os resultados podem ser acompanhados diariamente por este link, desenvolvido pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segest). As audiências de conciliação são realizadas no Cejusc, nas varas da capital e do interior e nos postos avançados.
Pauta permanente
Empresas da Pauta Permanente de Conciliação do Cejusc, como Petrobras, Vports e Banco do Brasil, aderiram à Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.
O Banco do Brasil selecionou 30 processos para submeter à conciliação no Cejusc, durante esta semana. O restante, cerca de 200 processos, já foi incluído no projeto Pauta Permanente de Conciliação, beneficiando mais de mil trabalhadores.
Fonte: TRT da 17ª Região (ES)