Reitor de universidade dos EUA falará sobre democracia no STF

Luís Roberto Barroso, receberá nesta quarta-feira (12) o professor G. Marcus Cole, reitor da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, no evento “Democracia, Direitos Fundamentais e o papel das Cortes Supremas”. No encontro também serão tratados assuntos sobre cooperações entre o Brasil e os Estados Unidos em temas jurídicos.

O evento está marcado para as 10h no Salão Nobre do STF. Depois das exposições, a plateia poderá participar com perguntas.

Além do professor Cole, participarão do evento sua esposa, Angie Cole, e o vice-reitor para os programas internacional e de pós-graduação da Faculdade de Direito da universidade dos EUA, Paul Miller. O vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, também comparecerá.

Convidado

G. Marcus Cole é o 11º reitor da Universidade de Notre Dame, uma das mais respeitadas dos EUA. Ele conduziu entrevistas com diversos juízes de cortes supremas ao redor do mundo. Recentemente, dedicou-se a estudar os limites do processo democrático e o respeito aos direitos fundamentais.

O reitor defende que o estudo do direito priorize a convivência pacífica de pontos de vista divergentes. “Um estudante de direito que tem medo de ideias ou palavras é como um estudante de medicina que tem medo de ver sangue”, compara.

De perfil mediador, Cole afirma que tem sido alvo de muitos e-mails de ódio em razão do clima político polarizado dos EUA, especialmente depois de realizar um debate na universidade entre um republicano e dois democratas.

Agenda

Evento: “Democracia, Direitos Fundamentais e o papel das Cortes Supremas”, com bate papo entre o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e o reitor da Universidade de Notre Dame (EUA), G. Marcus Cole
Quando: quarta-feira (12), a partir das 10h
Onde: Salão Nobre do STF

Com informações do STF

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.