Ipês amarelos, brancos, roxos, Angicos, Aroeiras, Jacarandás, Mognos etc. Essas são algumas das espécies dentre as 5.270 mudas de árvores nativas do Cerrado que serão plantadas nas imediações do Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos três meses. É o que prevê o protocolo de intenções pactuado entre o Tribunal, o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
A assinatura do termo que inclui o Tribunal no plano de arborização do Distrito Federal aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), na Presidência do STF. O compromisso foi firmado pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, e pelo presidente da Novacap, Fernando Rodrigues Ferreira Leite.
O protocolo de intenções tem validade de cinco anos e pode ser renovado por igual período. O plantio das milhares de mudas no bosque do Supremo também será destinado à compensação de carbono proveniente das atividades institucionais do Tribunal.
Segundo o presidente do Tribunal, o protocolo assinado nesta quarta (25) faz parte de um conjunto de iniciativas que estão sendo adotadas na Corte para a proteção e redução de impactos ao meio ambiente. “A celebração desse acordo é a continuidade do programa de enfrentamento às mudanças climáticas. A gente não consegue mudar o mundo, mas a gente deve, pelo menos, conseguir mudar o mundo a nossa volta. É isso que nós estamos procurando fazer com essa parceria”, disse o ministro Barroso.
(Pedro Scartezini//AL)