Na imagem, presidente e corregedora do TRT-17, Daniele Santa Catarina com juiz auxiliar da Presidência, Fábio Bonisson, e a de Nova Venécia, com o juiz Ezequiel Anderson
29/09/2023 – Mais duas Centrais de Energia Solar Fotovoltaica foram inauguradas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES). Os equipamentos trazem energia limpa para suprir a demanda dos Fóruns Trabalhistas de São Mateus e Nova Venécia.
A primeira usina fotovoltaica do Regional foi inaugurada em junho de 2023 no Edifício Fórum da sede. A medida aprimora o compromisso do Tribunal com a sustentabilidade, com princípios do Pacto Global e com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que busca alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação segue, ainda, a Resolução n. 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.
Energia limpa
Projetos de energia solar têm ganhado cada vez mais espaço no mundo por representarem uma solução sustentável, renovável e com redução de custos. Usina solar trata-se de uma grande central geradora elétrica que utiliza placas fotovoltaicas ou outras tecnologias para transformar a luz do sol em eletricidade e enviá-la aos centros urbanos por meio de linhas de transmissão.
Inauguração
As usinas fotovoltaicas dos Fóruns Trabalhistas de São Mateus e Nova Venécia já estão em operação e geram créditos suficientes para abastecer as unidades. A solenidade de inauguração aconteceu durante as correições realizadas nas Varas do Trabalho nos dias 14 e 15 de setembro.
Fonte: TRT da 17 Região (ES)