TRT-RS mobiliza Gabinete de Crise Climática para monitorar cheias dos rios e alinhar plano de contingência – CSJT2 – CSJT


30/6/2025 – O Gabinete de Crise Climática do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) se reuniu, nesta segunda-feira (30/6). A reunião foi coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Trindade, por delegação da Presidência. Com o aumento dos níveis dos rios no Estado, o encontro teve por objetivo assegurar que todas as medidas previstas no plano de contingência estejam prontas para serem implementadas imediatamente em caso de alagamentos.

Participaram da reunião:

Vice-presidente, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz;

Corregedora regional, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti;

Vice-corregedora, Maria Madalena Telesca;

Desembargadores João Pedro Silvestrin, Luiz Alberto de Vargas e João Paulo Lucena;

Juiz auxiliar da Corregedoria, Daniel Nonohay;

Diretora-geral, Rejane Carvalho Donis;

Representantes das diversas secretarias envolvidas nas ações de resposta.

Durante o encontro, enfatizou-se que:

  • O plano de contingência, com todo o seu material, equipes técnicas e operacionais, está pronto para execução imediata, em caso de necessidade;
  • Desde a enchente de maio de 2024, foram instituídas medidas estruturais e organizativas no TRT-RS para garantir agilidade e eficácia no enfrentamento de eventos semelhantes;
  • As equipes do Tribunal estão preparadas e treinadas para atuação nas situações de alagamento, com recursos mapeados e canais de comunicação internos e externos ativados.

Monitoramento do Guaíba

Conforme dados divulgados nesta segunda-feira (30/6), o nível do Guaíba na estação da Usina do Gasômetro registrava 3,36m, permanecendo acima da cota de alerta (3m), mas abaixo da cota de inundação (3,60m). O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS projeta que os níveis continuarão altos durante a semana, com possibilidade de atingir a cota de inundação entre quarta (2/7) e quinta (3/7).

TRT-RS atento e preparado

O Tribunal reforça o compromisso com a integralidade das atividades e a segurança de servidores e jurisdicionados. Todas as medidas previstas no plano de contingência podem ser imediatamente acionadas, caso os níveis das águas elevem-se além dos limites de segurança.

Próximos passos

O Gabinete de Crise Climática manterá reuniões enquanto perdurar o risco. Além disso, o TRT-RS dará ampla transparência às ações adotadas, incluindo orientações aos servidores e jurisdicionados por seus canais oficiais.

 

Fonte: TRT da 4ª Região
 



Com informações do CSJT

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.