O Tribunal alcançou 90,43% de satisfação no cumprimento das metas estipuladas na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026
Composição abstrata com balança da justiça e códigos binários
30/09/23 – Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) alcançou o nível de excelência entre os Tribunais Superiores no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário 2023 (iGovTIC-JUD), com grau de satisfação de 90,43%. Entre os tribunais superiores, apenas o TST e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) alcançaram esse nível.
O resultado se refere ao cumprimento das metas estipuladas na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, e a pontuação alcançada representa aumento de 4,71% em relação a 2022, que foi de 85,72%.
Farol de excelência
Para o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TST, Fabiano de Andrade Lima, o resultado revela o comprometimento das servidoras e dos servidores da secretaria na prestação de serviços que, por meio de ferramentas digitais, promovam simplicidade, acessibilidade e eficiência.
“Não somos meramente um provedor de serviços, mas um farol de excelência e comprometimento, formado por pessoas que alinham esforços para gerar resultados de qualidade inquestionável”, ressalta. Esses esforços, segundo ele, apoiam tomadas de decisão robustas, baseadas em evidências de alta qualidade.
Maturidade
O Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução 370/2021, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (Entic-JUD).
O índice é um modelo para avaliação da maturidade e da competência em tecnologia da informação dos órgãos do Poder Judiciário. A meta é que, no mínimo, 75% deles alcancem um nível de maturidade satisfatório até dezembro de 2026.
Selo Diamante
O iGovTIC-JUD é um dos índices considerados para a obtenção do Selo Diamante, entregue pelo CNJ aos tribunais que apresentam os melhores números da Justiça brasileira. O TST já foi premiado duas vezes (2020 e 2021) com o Selo Diamante.
(Andrea Magalhães/CF)
Abstract digital composite of scales of justice and binary codes.