“Confira a data e o contexto! A descontextualização é muito usada para desinformar. Algumas notícias falsas aproveitam conteúdos verdadeiros para transmitir mensagens que deturpam o significado dos eventos citados”.
O 24º texto da série #DemocraciaEmPílulas alerta para atitudes de pessoas que gostam de enganar outras tentando legitimar fake news misturando publicações falsas com a reprodução de notícias verdadeiras e de fontes confiáveis.
Elas espalham, principalmente nas redes sociais, as chamadas notícias sensacionalistas, com o intuito de induzir ao erro quem consome a informação.
Quem deseja espalhar um boato o faz com má-fé, pois retira de contexto um dado ou declaração para usá-lo no título ou no corpo do texto da postagem. Além disso, essas pessoas utilizam montagens em vídeos e imagens manipuladas, divulgando-as como sendo verdadeiras.
A série #DemocraciaEmPílulas é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), que tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news.
Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.
TP/LC