Ministros Emmanoel Pereira e Edson Fachin mostrando a medalha dos 80 anos da Justiça do Trabalho
21/9/2022 – O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, concedeu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a medalha comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho (JT). A homenagem foi feita, nesta quarta-feira (21), no Gabinete da Presidência do TST.
Segundo o ministro Emmanoel Pereira, Edson Fachin representa o que há de melhor na magistratura nacional. “Homenageá-lo é uma forma de reconhecer nele o talento, a inteligência e a cultura do magistrado brasileiro e do advogado que ele foi”, destacou o presidente do TST.
O ministro Edson Fachin frisou a importância pessoal e, sobretudo, institucional que a medalha representa. Ele reverenciou a gestão do ministro Emmanoel Pereira, que, em suas palavras, conjugou “serenidade e firmeza”. “Essa medalha vem de um jurista aberto ao diálogo, permeado pelas possibilidades de construção de soluções nos casos concretos”, afirmou.
Ao encerrar sua explanação, o ministro do STF lembrou a essência eminentemente social da Justiça do Trabalho. “Esta homenagem, a rigor, também se dirige àquilo que a Justiça do Trabalho tem de valor maior: enaltecer todos os juízes e jurisdicionados para que não percam a sua humanidade. A Justiça do Trabalho é a justiça da humanidade e da sociedade”, concluiu.
(Rodrigo Tunholi/GS. Foto: Fellipe Sampaio)