Na tarde da segunda-feira (4), ocorreu a Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Justiça Militar da União (ENAJUM). Este conselho, conforme previsto na Resolução 220, de 3 de dezembro de 2015, é composto pela Diretoria da ENAJUM, um representante ministerial de cada Força, pela Juíza-Corregedora Auxiliar e um magistrado de primeira instância da Justiça Militar da União.
O diretor da Escola, ministro Artur Vidigal de Oliveira, saudou os conselheiros presentes e enfatizou a relevância do encontro. Em seguida, discutiu-se a situação atual do Curso de Formação para Juízes Militares (CFORMIL), uma capacitação que está sendo desenvolvida sob a coordenação da Escola, com implantação prevista para este ano.
Posteriormente, foi apresentado aos conselheiros o Programa de Formação e Aperfeiçoamento (PROFORMAP/2024), que engloba todas as atividades educacionais a serem desenvolvidas pela ENAJUM ao longo do ano. Por fim, procedeu-se à análise do Diagnóstico Estratégico referente aos últimos quatro anos e ao Relatório de Atividades da ENAJUM relativo a 2023.
A reunião do Conselho Consultivo proporciona uma oportunidade de discussão e reflexão sobre os avanços e desafios enfrentados pela Escola, e ocorre bimestralmente. Esta reunião, em particular, foi a última presidida pelo ministro Artur Vidigal, que encerra seu mandato como Diretor da Escola com a posse da futura diretoria, marcada para o dia 8 de abril.