Duas Varas do Trabalho do TRT da 17ª Região (ES) estão entre as mais bem colocadas em índice nacional

29/11/2023 – A 1ª Vara do Trabalho de Guarapari e a VT de Linhares estão entre as melhores do país, de acordo com a apuração do Índice Nacional de Gestão de Desempenho (IGest) referente ao período de outubro de 2022 a setembro de 2023. As duas unidades aparecem no primeiro quartil da apuração, ou seja, entre as 25% melhores Varas do Trabalho do Brasil. Ocupam, respectivamente, a 169ª e a 190ª posição no ranking nacional.

O IGest utiliza dados do e-Gestão, na base do TST, e leva em conta cinco mesoindicadores – acervo, produtividade, força de trabalho, celeridade e taxa de congestionamento – que, por sua vez, são divididos em outros indicadores. Cada indicador recebe um valor entre 0 e 1. Quando mais próximo de 0, mais satisfatório o desempenho.

O cálculo é trimestral, baseado nos dados dos últimos 12 meses anteriores ao da apuração. São consideradas as 1.571 Varas do Trabalho do Brasil ativas durante o período. A 1ª VT de Guarapari aparece entre as mais bem colocadas (primeiro quartil) desde junho deste ano. Já a VT de Linhares direcionou esforços para melhorar os indicadores e subiu do terceiro quartil, segundo o IGest anterior, para o primeiro quartil.

Trabalho em equipe

Para o juiz titular de Linhares, Adib Pereira Netto Salim, o resultado é fruto do trabalho de toda a equipe, incluindo servidoras e servidores e as juízas e os juízes que atuaram na unidade no último trimestre, “todos trabalhando em atenção aos indicadores apontados pelas variadas ferramentas trazidas pela inteligência corporativa, disponíveis no portal de nosso Regional e ressaltadas pela atuação orientadora e colaborativa da Corregedoria do nosso Tribunal”.

O juiz titular da 1ª VT de Guarapari, Vítor Hugo Vieira Miguel, também atribui o resultado ao comprometimento da equipe. “É permanente o desafio da gestão de pessoas e de processos quando a missão é a prestação jurisdicional célere e qualificada. O resultado alcançado pela 1ª VT de Guarapari no IGest é o resultado do comprometimento de todos e todas que aqui atuaram no período em análise.”

Apoio da Administração

A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segest), a Secretaria-Geral Judiciária (Segejud) e a Secretaria de Corregedoria (Secor) do TRT-17 desenvolvem um trabalho conjunto para operar suporte às varas, auxiliando-as a utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo Tribunal: Painel IGest, Luz e Halo.

“Atentando para os referidos indicadores e colocando as tarefas diárias na ordem de prioridades sugerida pelos apontamentos de pendências mais impactantes, o resultado vem naturalmente”, explica o juiz Adib Salim.  

Além das duas unidades no primeiro quartil, o TRT capixaba tem sete varas no segundo quartil, segundo a última apuração do IGest. Os dados podem ser consultados na aba Inteligência Corporativa – IGest, no portal do TRT-17  

Fonte: TRT da 17ª Região (ES)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.