O Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Redes Cordiais, realiza o evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital” nos próximos dias 13 e 14 de agosto. A segunda edição do encontro, que aconteceu pela primeira vez em agosto de 2024, vai reunir 26 influenciadoras e influenciadores digitais de diferentes perfis, nichos de conteúdo e regiões do país, além da ministra e de ministros do STF, representantes de entidades jurídicas e da sociedade civil para uma imersão sobre funcionamento da Justiça brasileira e do Estado Democrático de Direito. Nenhum influencer recebe cachê por sua participação, uma vez que o encontro tem contrapartida 100% social e o STF não custeia as visitas.
A proposta é aproximar o Poder Judiciário da sociedade por meio de quem influencia milhões de pessoas nas redes sociais, promovendo uma troca direta com a magistratura sobre temas como polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformação.
Durante a programação, os participantes terão visita guiada ao STF, acompanhamento de uma sessão no Plenário, além de rodas de conversa com os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte.
“Estreitar o diálogo entre as instituições e a sociedade fortalece a democracia. Cidadãos bem informados sobre o funcionamento da Suprema Corte ajudam a impedir a disseminação de mentiras e teorias conspiratórias, tão comuns nos tempos atuais. A segunda edição deste evento certamente levará lições de nossa Constituição para as redes sociais”, afirma o ministro Luís Roberto Barroso.
Para Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais, a segunda edição do Leis e Likes reconhece que o debate público passa pelas redes sociais na atualidade. “Reunir criadores de conteúdo com ministros do STF é uma forma potente de aproximar a população do Judiciário e fortalecer a democracia”, destaca a especialista.
O evento conta com o apoio do YouTube, da OAB Nacional e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e com uma parceria do Instituto Justiça e Cidadania (IJC).
Acompanhe o Leis e Likes 2025
Ao longo dos dois dias, os influenciadores são convidados a compartilhar a experiência em tempo real com seus públicos, promovendo transparência, educação cívica e engajamento qualificado.
Acompanhe o Leis e Likes nos perfis oficiais do STF nas redes sociais e por meio dos canais dos participantes confirmados:
@historiasdeterapia (Alexandre Simone e Lucas Galdino)
@anaterra.oli (Anaterra Oliveira)
@antoniotabet (Antonio Tabet)
@beatrisbrantes (Beatris Brantes)
@betaboechat (Beta Boechat)
@umbipolar (Biel Braga)
@cecilia.dassi (Cecília Dassi)
@naoinviabilize (Deia Freitas)
@frednicacio (Fred Nicácio)
@afrocrente (Jackson Augusto)
@jooj (Jooj Natu)
@lailazaid (Laila Zaid)
@luaxavier (Luana Xavier)
@vogalizandoahistoria (Marco Viricimo e Vitor Vogel)
@mizaelsilv (Mizael Silva)
@nandogald (Nando Gald)
@nathfinancas (Nath Finanças)
@pfranca (Pedro Henrique França)
@braidsrafa (Rafa Xavier)
@3palavrinhas (Reinaldo Heleno)
@sabrinafidalgoo (Sabrina Fidalgo)
@profsaradovale (Sara do Vale)
@oyurimarcal (Yuri Marçal)
Saiba mais
Leis e likes: papel do Judiciário e influência digital é o maior evento de mobilização e sensibilização de influenciadoras e influenciadores digitais da comunicação pública brasileira. Em 2024, a primeira edição ampliou em 30% a imagem positiva do STF na imprensa, foi tema de mais de 400 conteúdos produzidos pelos influencers durante a sua realização e fomentou a criação de uma rede de apoio ao Tribunal que, em collabs posteriores no Instagram, tem feito com que mensagens-chave do Supremo cheguem a até 80% de não seguidores do perfil @supremotribunalfederal, ampliando organicamente a presença digital da Corte, alcançando públicos que jamais teria e cumprindo o maior objetivo da atual gestão: aproximar o Tribunal da Constituição da população.
Sobre o Redes Cordiais – O Redes Cordiais foi fundado em 2018 com a missão de construir redes mais saudáveis e confiáveis. Um espaço público de diálogo e troca, numa internet livre, no qual a liberdade de expressão crie comunidades comprometidas com diálogos democráticos. Em parceria com entidades e outras instituições dos setores público e privado, aposta na educação midiática e no conjunto de habilidades que permite lidar de maneira responsável e crítica com as mídias, do jornal impresso aos vídeos do aplicativo da vez. Aposta no poder do diálogo, na informação de qualidade que o jornalismo ajuda a difundir e na tolerância. Saiba mais em www.redescordiais.org.br.