Magistrado, que atuou no Tribunal entre 1981 e 1993, recebeu a medalha dos 80 anos da Justiça do Trabalho
Ministros Emmanoel Pereira e Luiz José Guimarães Falcão
23/08/22 – O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, homenageou o ministro aposentado Luiz José Guimarães Falcão, de 88 anos, nesta segunda-feira (22). O magistrado recebeu a medalha dos 80 anos da Justiça do Trabalho pelos mais de 30 anos dedicados à instituição.
O ministro Falcão, que assumiu o cargo de juiz do trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) em 1963, tomou posse no TST em julho de 1981 e presidiu a Corte entre 1991 e 1993.
“Senti-me emocionado com essa lembrança. Agora que estou aposentado, sinto muita falta dos meus colegas e amigos. Dos meus 88 anos de vida, dediquei quase todos à Justiça do Trabalho, como advogado ou como magistrado”, destacou.
Ele disse ainda que tem muito orgulho de fazer parte da história da Justiça do Trabalho, justamente por considerar que o ramo especializado do Poder Judiciário recebe a “melhor clientela da justiça”, que são os trabalhadores e os empresários.
Para o ministro Emmanoel Pereira, foi uma honra conceder essa homenagem. “O ministro Falcão construiu a Justiça do Trabalho nesses 88 anos de vida. Ele foi o responsável por construir o novo edifício-sede do TST, em Brasília, no qual trabalhamos atualmente, e também vários alicerces da própria Justiça trabalhista”, concluiu.
(JS/TG)
Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho