Ouvidora do STF fala sobre Constituição para 720 crianças de 20 escolas de Canoas (RS)

Cerca de 720 estudantes da rede pública municipal de Canoas (RS) assistiram, nessa quinta-feira (10), a palestras sobre temas como direitos, cidadania, democracia, importância da Constituição e organização dos Poderes, de forma lúdica e acessível. Esta foi a mais recente ação do programa STF na Escola, do Supremo Tribunal Federal, que, somente neste ano, já alcançou mais de 1.500 estudantes em quatro estados brasileiros: foram 200 em Pernambuco, 200 no Rio de Janeiro, 400 em Minas Gerais e, agora, 720 no Rio Grande do Sul.

Em Canoas, a iniciativa contou com o apoio da Associação dos Funcionários de Carreiras Típicas de Estado do Município de Canoas (Aftec) e das Secretarias Municipais da Fazenda e da Educação. A juíza Flávia Martins de Carvalho, ouvidora do Supremo Tribunal Federal e coordenadora do programa, conduziu as palestras.

Para a magistrada, a iniciativa é essencial na formação das novas gerações. “Precisamos construir um amanhã a partir do hoje. Precisamos então que as crianças de hoje tenham noções da importância da Constituição e do valor da democracia, porque senão o amanhã fica comprometido”, afirmou.

As palestras foram realizadas na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Repercussão

Após o encontro, estudantes e professores elogiaram a atividade. Emily Maciel, de 10 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, comentou sobre a cartilha distribuída durante o evento: “Eu achei legal. Vou botar na minha coleção de livros”.

A professora Ana Paula dos Anjos, da Escola Municipal de Educação Infantil Gilda Schiavon, destacou o entusiasmo dos alunos. “É bom porque eles se sentem importantes. Estão se sentindo adultos”, brincou.

Enchentes

Canoas foi um dos municípios mais afetados pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado. Para a juíza Flávia Martins, conversar com os alunos da região foi uma experiência marcante.

“É uma alegria para mim muito grande estar numa cidade que sofreu tanto com as chuvas e saber que aqui as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer os seus direitos e de sonhar com um futuro melhor”, afirmou.

Curta-metragem

Durante a atividade, também foi exibido o curta-metragem em animação “Uma Aventura com a Constituição”, produzido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), parceira do STF no Programa de Combate à Desinformação.

Lançada em fevereiro deste ano, a animação foi baseada na cartilha do programa STF na Escola, também resultado da parceria entre as duas instituições. O vídeo educativo conta a história de um grupo de crianças que recebe a tarefa de mapear as regiões e os problemas do Brasil. Com a ajuda da Constituição e da estátua da deusa da Justiça, Têmis, elas descobrem formas de colaborar para um país melhor.

Educação cidadã

O STF na Escola é um programa de educação cidadã voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas. O objetivo é explicar, de forma simples e didática, o papel da Suprema Corte e a importância da Constituição Federal e da democracia.

No site do programa, professores e estudantes têm acesso a informações sobre o Supremo, a Constituição, direitos e um jogo da memória. Além disso, é possível baixar gratuitamente a cartilha ou inscrever a escola para receber as palestras.

(Iva Velloso//CF)

STF na Escola em Canoas (RS)- alunos de 10 escolas assistem palestra sobre cidadania - 10/04/2025

Com informações do STF

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Nos ajude respondendo uma pergunta rápida:

Qual destes perfis mais tem a ver com você?