O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou, no início da sessão plenária desta quarta-feira (26), o lançamento da versão impressa do volume 4 da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais.
A publicação semestral apresenta uma seleção de artigos acadêmicos que exploram questões fundamentais do Direito Constitucional, promovendo um debate aprofundado sobre temas relevantes para o ordenamento jurídico brasileiro. Trata-se do terceiro periódico publicado na gestão do ministro Barroso e que destaca o compromisso do STF com a promoção do debate acadêmico e pesquisas empíricas de largo escopo.
Os temas abordados nesse número tratam de aspectos históricos e contemporâneos do constitucionalismo no Brasil e traça um panorama desde o período imperial até o contexto atual sob a Constituição de 1988. Nesse sentido, destacam-se as discussões presentes no dossiê temático “200 anos do Constitucionalismo no Brasil: passado, presente e futuro”, além da continuidade do debate sobre litígios estruturais iniciado em edições anteriores.
Esse conteúdo é explorado em 17 artigos inéditos e traz uma entrevista exclusiva com a jurista colombiana Catalina Botero Marino, especialista em liberdade de expressão e acesso à informação. O volume também reforça sua vocação internacional ao publicar três artigos assinados por renomados estudiosos estrangeiros: Dominique Rousseau, da França; Francesco Manganaro, da Itália; e Matthias Klatt, da Áustria.
A versão digital da Suprema é gratuita e está disponível no site da própria revista.
A edição impressa ficará disponível para vendas a partir do mês que vem, nas lojas física e online da Livraria do Supremo. Enquanto isso, acesse gratuitamente a versão online aqui.
(Cairo Tondato//AL)