Luiz Philippe Vieira de Mello integrou o tribunal de junho de 1985 a maio de 1990
28/04/2022 – Para comemorar o centenário de nascimento do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em solenidade realizada nesta quarta-feira (27), atribuiu o seu nome à Sala de Conciliação de seu edifício-sede. Luiz Philippe Vieira de Mello integrou o TST de junho de 1985 a maio de 1990 e foi o primeiro ministro a ser empossado na corte depois do período da ditadura militar.
Para o presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, o magistrado era um homem de natureza conciliatória que dedicou quase 45 anos de vida à magistratura do trabalho. “Seu legado é notável e inestimável e reverbera até hoje no Poder Judiciário e na própria Justiça do Trabalho”, destacou.
Falando em nome do Tribunal, o ministro Lelio Bentes Corrêa lembrou que conheceu Luiz Philippe Vieira de Mello em 1987, aos 22 anos, quando se tornou assessor em seu gabinete no TST. Ele detalhou o cuidado que o ministro tinha com os processos e seu pioneirismo em muitos temas das reclamações trabalhistas que chegaram às suas mãos. “Ele era um homem discreto, sereno, mas exigente no trato da coisa pública. Superou muitos desafios ao julgar processos na 3ª Região (MG) e enfrentou pessoas muito poderosas com admirável coragem”, pontuou.
A agradecer a homenagem, em nome de sua família, o ministro Vieira de Mello Filho, filho do homenageado, disse que o pai deixou para todos a mensagem de amor, de dedicação à profissão que escolheu e de preocupação com o meio ambiente. “Meu pai teve uma vida marcada pela dedicação à Justiça do Trabalho e pela luta pela própria saúde. Mesmo com todos os problemas, como a perda da visão nos últimos 11 anos de vida, foi um homem resiliente, forte e conciliador”, lembrou.
Também estiveram presentes à cerimônia o ministro aposentado Wagner Pimenta, amigo pessoal de Luiz Philippe Vieira de Mello, e servidores de seu gabinete na época em que atuou no TST.
Biografia
A Comissão de Documentação e Memória do TST criou uma página especial com toda a trajetória profissional do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello.
(JS/CF)
Leia mais:
26/4/2022 – Memória: TST celebra centenário de nascimento do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello
Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho