STF participa de campanha Outubro Rosa e terá iluminação especial em outubro

A campanha visa incentivar o combate e a prevenção ao câncer de mama.

O prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) ficará iluminado em cor de rosa a partir deste sábado (1º) e ao longo de todo o mês, como forma de apoio e participação na campanha mundial de conscientização e combate ao câncer de mama. O movimento “Outubro Rosa” teve início na década de 1990, nos Estados Unidos. Desde então, diversos países promovem ações para incentivar o combate à doença e a realização de exames periódicos de prevenção, como o autoexame e a mamografia.

Fatores de risco

O câncer de mama acomete predominantemente mulheres e tem como fatores de risco a idade avançada, o excesso de peso e o histórico familiar. Estão também mais propensas a desenvolver a doença, por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal, menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos). No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.

Sinais

Em geral, o primeiro sinal costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como deformidade ou aumento da mama, retração da pele ou do mamilo, aumento dos gânglios axilares, vermelhidão, edema, dor e presença de líquido nos mamilos.

Exames

Por isso, é importante que mulheres com mais de 20 anos façam o autoexame mensalmente, de preferência no sétimo ou oitavo dias após o início da menstruação, já que cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente. Também é preciso procurar o médico para se submeter ao exame das mamas a cada dois ou três anos, entre 20 e 40 anos, e anualmente, depois disso.

Homens

Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

Todos os anos, o STF utiliza cores diferentes durante meses específicos em apoio a diversas campanhas de conscientização. Cuide de sua saúde!

VP, com informações do Blog Drauzio//CF

 

 

Com informações do STF

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.