STJ recebe visita de delegação da Corte Interamericana de Direitos Humanos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, nesta quinta-feira (26), a visita de uma delegação da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH). O encontro faz parte de uma série de compromissos institucionais da delegação no Brasil.

A missão dos representantes da Corte IDH inclui supervisionar o cumprimento de sentenças em três dos casos que envolvem o Brasil no organismo interamericano; monitorar o cumprimento de medidas provisórias relativas aos povos indígenas Yanomami, Ye’kwana e Munduruku; e participar de reuniões com órgãos do Estado brasileiro.

Presidentes reafirmam compromisso entre STJ e Corte IDH

Ao recepcionar os membros da delegação, a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, enalteceu o trabalho realizado pela Corte IDH. "Somos parceiros incondicionais da Corte Interamericana de Direitos Humanos e ficaremos muito felizes em sediar novamente, quando oportuno, uma nova sessão de julgamento", declarou a ministra. O 150º Período Ordinário de Sessões da Corte IDH aconteceu no STJ em 2022.

O presidente da corte interamericana, juiz Ricardo Pérez Manrique, agradeceu a acolhida e reafirmou a importância da parceria entre as duas instituições. "O apoio logístico do STJ tem sido essencial para superar os desafios encontrados em alguns dos destinos visitados", disse. O ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz também participou do encontro.

A comitiva segue em Brasília até sexta-feira (27), cumprindo agenda na Advocacia-Geral da União, no Supremo Tribunal Federal e no Ministério das Relações Exteriores.

O post STJ recebe visita de delegação da Corte Interamericana de Direitos Humanos apareceu primeiro em Jusdecisum Informativo Jurídico.

Com Informações da Agência Nacional de Notícias

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!