Integrantes do Comitê de Governança e Relações Internacionais do Superior Tribunal Militar (STM) realizaram, nesta semana, uma visita institucional ao Estado-Maior do Exército (EME), com o objetivo de conhecer práticas de planejamento estratégico, gestão e governança adotadas pela Força Terrestre.
A comitiva foi recebida pelo general de brigada Juan Carlos Orozco, Chefe da Assessoria de Governança e Gestão do EME, que apresentou a estrutura de governança do Exército e os princípios que orientam o seu planejamento estratégico.
Durante o encontro, destacou-se que o planejamento estratégico nasce da visão de futuro da instituição e deve ser conduzido com base em princípios de eficácia, eficiência e efetividade. Segundo o General Orozco, esses parâmetros devem ser medidos por meio de indicadores simples, mas eficientes, que permitam avaliar os resultados de forma clara e objetiva.
Também foram discutidos aspectos como o benchmarking — prática de comparação com modelos de excelência — e a compreensão de que, na governança, a responsabilidade é compartilhada entre os diversos setores da instituição.
A Juíza Auxiliar da Presidência do STM, Bárbara Lívio, coordenadora do Comitê de Governança e Relações Internacionais, ressaltou a relevância da iniciativa ao observar que, para a magistratura, conhecer o jurisdicionado e suas necessidades é essencial para uma atuação mais efetiva. Para ela, a visita foi fundamental por permitir uma maior aproximação entre a caserna e a Justiça Militar da União.
Também participou da visita a Juíza Auxiliar Jaquelline Santos Silva. A iniciativa reforça o compromisso do Comitê em promover o aperfeiçoamento da gestão pública e institucional por meio da troca de experiências entre órgãos do Estado.