25/9/2025 – Pensando em agilizar e facilitar o acesso à informação, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou esta semana um portal que reunirá dados consolidados de todos os seus colegiados temáticos. Esse ambiente virtual é direcionado ao público interno, mas também poderá servir como base de pesquisa para outros tribunais.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria-Geral da Presidência, juntamente com a Coordenadoria de Documentação, busca centralizar esse material para simplificar e aprimorar a consulta. A plataforma disponibilizará informações de comitês, comissões, grupos de trabalhos e programas em funcionamento no TST.
Business Intelligence
No portal também será possível acessar um painel de BI (Business Intelligence), ferramenta que organiza e exibe dados em formato interativo, usando gráficos, tabelas e outros elementos para apresentar insights e métricas de forma rápida e acionável. A partir de um nome ou uma palavra-chave, será possível obter informações adensadas sobre um colegiado ou tema.
Colegiados Temáticos
Comissões
São os colegiados que representam a área temática “prestação jurisdicional” para tratar de iniciativas e assuntos finalísticos ligados diretamente ao cumprimento da missão da Justiça do Trabalho.
Comitês
São os colegiados que tratam de questões transversais e interdisciplinares e representam as áreas temáticas: governança e estratégia; comunicação e transparência; documentação e memória; ética e integridade; pessoas; patrimônio, logística e sustentabilidade; orçamento e finanças; segurança da informação e proteção de dados; segurança institucional e tecnologia da informação e comunicação. São nacionais os comitês instituídos para aprimorar a organização e o funcionamento administrativos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus. Atualmente, o TST tem 22 comitês em atuação.
Subcomitês
São os colegiados que apoiam a realização das funções de gestão, tratando de iniciativas e assuntos específicos derivados do comitê ao qual estejam associados.
Grupos de Trabalho
São os colegiados temporários que se orientam por resultados, instituídos para analisar demanda definida no ato de criação e entregar estudos, relatórios, pareceres ou propostas de normatização.
(Marla Lacerda/JS)