O ministro do TST Ives Gandra destaca a importância da encíclica Rerum Novarum, escrita pelo Papa Leão XIII em 1891, no contexto dos 80 anos da legislação trabalhista
29/7/2024 – Mais um episódio do “Vozes da CLT: 80 anos de história” está disponível no canal do Tribunal Superior do Trabalho no YouTube. Neste sétimo vídeo, o ministro do TST Ives Gandra Martins Filho explica as influências da Igreja Católica na formulação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na primeira metade do século passado.
Assista ao episódio no Youtube do TST e acompanhe a evolução das relações no mundo do trabalho a partir do surgimento CLT. Trechos marcantes da conversa também serão publicados no Instagram do Tribunal, na forma de “Reels” e “Stories”.
Doutrina Social Cristã
No programa, o ministro Ives Gandra explica que a Encíclica Rerum Novarum é tida como uma das fontes materiais da CLT. A carta papal foi escrita pelo Papa Leão XIII em 1891 e tem caráter pastoral de como os ensinamentos do evangelho podem iluminar os tempos.
No âmbito jurídico-trabalhista, isso significa trazer os princípios da Rerum Novarum para o campo do trabalho, a fim de mitigar os efeitos negativos das sociedades liberais e comunistas. Outro objetivo é a busca da justiça social, como tentativa de se resolver de modo equitativo os frutos da relação entre capital e trabalho.
Projeto privilegia linguagem simples
O projeto “Vozes da CLT: 80 anos de história” é uma produção da Coordenadoria de Rádio e TV do TST e faz parte das ações dedicadas aos 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A produção leva em conta as recomendações do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, privilegiando uma interação mais informal entre apresentador e convidado. Dessa forma, o TST pretende aprimorar as diversas formas de inclusão, com uma linguagem direta e compreensível por toda a sociedade.
Vozes da CLT: 80 anos de história
Episódio 7: A CLT e a Doutrina Social Cristã, com o ministro Ives Gandra.
Data: 29/7/2024, às 8h.
Onde: TV TST (youtube.com/tst)
Próximo episódio: 12/8/2024, às 8h.