Aplicativo “Respeito em Jogo” é bem recebido em congresso na Universidade de Huddersfield, na Inglaterra

A presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e Discriminação da Justiça Militar da União (Comprev), juíza federal Mariana Aquino, apresentou nesta semana, na cidade de Huddersfield, Inglaterra, o aplicativo “Respeito em Jogo”, uma ferramenta de combate ao assédio.

A ferramenta brasileira foi apresentada durante a “Conferência da Associação Internacional sobre Bullying e Assédio no Trabalho na Universidade de Huddersfield” (International Association on Workplace Bullying and Harassment Conference).

No mesmo evento, a magistrada também apresentou o trabalho da Comprev da Justiça Militar da União, enfatizando o papel da aplicação da justiça restaurativa, um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias.

A justiça restaurativa visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, são solucionados de modo estruturado.

Já o aplicativo, traduzido para o inglês, foi entregue aos participantes do Congresso Internacional e muitos dos integrantes da audiência, entusiasmados com a novidade, procuraram a juíza brasileira para conhecer melhor a ferramenta.

“Tivemos uma boa repercussão do trabalho da Comprev, assim como da Justiça Restaurativa e do Respeito em Jogo. Foi um dia muito feliz para todos nós”, disse a juíza.

O jogo

Chamado “Respeito em Jogo”, acessado neste link por celular ou computador, faz parte de um projeto de combate e prevenção ao assédio, que consiste na realização de visitas às unidades da JMU.

Entre outras atividades realizadas, os participantes são orientados a acessar o “Respeito em Jogo” por meio de QR Code. A ferramenta simula situações laborais hipotéticas, que têm o objetivo de abordar a temática de forma didática e lúdica.

O jogador é desafiado a analisar as situações, fazer escolhas de atitudes e comportamentos possíveis de serem adotados, como também visualizar as consequências de cada tomada de decisão e, de acordo com suas escolhas, recebe feedbacks, orientações de capacitação e de posturas mais adequadas. A legislação aplicada, quando for o caso, também é indicada.

A dinâmica gera engajamento, curiosidade e empatia, na medida em que o jogador entra em contato com as emoções desencadeadas pelas situações, o que leva à sensibilização para o tema e ao aprendizado.

Por exemplo, entre outras cenas, a assistente virtual chamada PAMELA (Personal, Assistente e Mediadora na Luta contra o Assédio) pergunta ao jogador o que ele faria se fosse o chefe de uma equipe e estivesse numa sala de reunião aguardando a chegada de todos, quando uma servidora afrodescendente entra usando um turbante e alguns servidores dão risadas e fazem cochichos. Qual seria a atitude a ser adotada? Repreender todos em público? Fingir que não percebeu? Elogiar o turbante?

A ferramenta é de fácil acesso e visa levar o tema para debate e sensibilização de toda a comunidade corporativa. O aplicativo utilizado está na versão gratuita e pode ser utilizado por qualquer instituição. 

Prêmio Innovare

O jogo virtual Respeito em Jogo foi apresentado no ano passado junto ao Conselho Nacional de Justiça como ferramenta de boas práticas no combate ao assédio e também foi motivo de “benchmarking” para outros tribunais, que através de cooperações técnicas também o adotaram.

O aplicativo também está inscrito e concorre ao Prêmio Innovare.

A premiação é uma iniciativa do Instituto Innovare, uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.

Para atendimento de seus objetivos, o Instituto Innovare realiza anualmente o Prêmio Innovare, promove palestras e eventos gratuitos, publica livros e artigos, produz documentários e realiza pesquisas sobre temas da Justiça.



Com Informações so Superior Tribunal Militar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.