O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, cumpriu intensa agenda na França no início desta semana. Ele esteve no Conselho Constitucional francês, a convite de seu presidente, Laurent Fabius, para um encontro de juízes de cortes constitucionais. O tema geral do evento foi Mudança Climática e Futuras Gerações, e Barroso explicou o funcionamento dos processos estruturais no Brasil.
Estiveram presentes presidentes dos Tribunais da Alemanha, França, Canadá, Nova Zelândia, Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Quênia, bem como da Corte Europeia de Direitos Humanos e do Tribunal de Justiça da União Europeia.
O presidente do STF aceitou convites, também, para falar na Unesco, agência da ONU para educação, cultura e ciência, sobre Inteligência Artificial: Benefícios, Riscos e Regulação. O evento foi organizado pelo Diretor-Geral Adjunto para Comunicação e Informação.
O ministro Barroso também deu uma aula na Faculdade de Direito da Sorbonne, sobre Papel das Supremas Cortes nas Democracias. Foi recebido pelos Professores Xavier Philippe e Dominique Rousseau.
O presidente esteve ainda no Conselho de Estado, no Instituto de França e na OCDE, onde foi recebido pelos dirigentes de tais instituições. Barroso retornou a tempo de presidir a sessão do Supremo desta quinta-feira (8).