No dia 25 de maio é celebrado o Dia Nacional da Adoção.
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, gerido pelo Conselho Nacional de Justiça, há pouco mais de 4,1 mil crianças e adolescentes aptos para adoção. Dessas, a maior parte não está mais na faixa etária da primeira infância: 3.237 têm mais de seis anos. Apenas 282 são bebês, com menos de dois anos de idade.
Desde 2017, o Conselho Nacional de Justiça promove ações a fim de dar visibilidade ao tema, divulgando informações corretas, buscando desmistificar mitos.
Para a campanha deste ano, Adotar é amor, o CNJ mais uma vez está mobilizando os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, a sociedade civil e as entidades parceiras para realizarem campanhas de sensibilização acerca da importância da adoção de crianças e adolescentes no Brasil.
Uma das ações é a iluminação dos prédios públicos na cor roxa, na semana de 20 a 31 de maio, como forma de marcar a data e chamar a atenção da população.
No ambiente digital, a campanha ocorre no dia 25 com um tuitaço a partir das 15h, por meio da conta do CNJ no twitter.
O Twittaço #AdotarÉAmor tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a adoção, divulgar informações corretas sobre o processo de adoção e a entrega legal, entre outros temas, sempre usando a hashtag #AdotarÉAmor.
Nos últimos anos, o CNJ tem registrado um número maior de adoções de crianças de “difícil colocação” – deficientes, com doenças, grupos de irmãos ou crianças mais velhas.