Começa nesta terça (11) o Simpósio sobre a Lei Penal em Conflitos Armados

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum)  promove, a partir desta terça-feira (11), o Simpósio sobre a “Lei Penal em Conflitos Armados: Peculiaridades da Era da Informação”.

O evento acontece até 14 de abril, no Auditório da Escola, e contará com a participação de professores especialistas em Direito Internacional Humanitário do Brasil e do exterior. 

Durante os quatro dias de simpósio, serão apresentados os eixos temáticos “Ciberespaço e direito internacional dos conflitos armados”; “Aplicação da lei penal e do processo penal dos conflitos armados”; e “Direito internacional dos conflitos armados e atuação da magistratura militar”.

O objetivo do curso é apresentar a jurisdição penal militar em situação de conflitos armados ao considerar os novos desafios da “Era da Informação” relacionados às condutas praticadas no ciberespaço.

No primeiro dia do evento, o eixo temático será “O Ciberespaço e o Direito Internacional dos Conflitos Armados”, que começa às 9h20, logo após a abertura oficial do evento, que será feita pelo presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Francisco Joseli Parente Camelo. 

A primeira palestra é com Eric Talbot Jensen,  professor norte americano de Direito Internacional na Brigham Young University, com o tema “Manual de Tallinn 2.0: destaques e considerações especiais”.

Em seguida será a vez do professor Georgia Hinds, da  Assessoria Jurídica do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), sobre as “Novas Tecnologias Digitais de Guerra”, com a palestra ” Aumentando a Autonomia e o Uso da Inteligência Artificial em Conflitos Armados”. 

Ainda nesta terça-feira à tarde, Jorge Lasmar, professor de Direito Internacional da PUC-MINAS, trará o tema “O Ciberespaço e a evolução do instituto jurídico do Uso da Força”. Por fim, Alexandre Teixeira, professor de Direito Internacional no UNICEUB,  fecha com a palestra “A Guerra Cibernética e o novo paradigma da responsabilização penal internacional individual”. 

No final do dia haverá uma mesa-redonda para discussão dos temas do dia, com os professores Eric Talbot Jensen  e Jorge Lasmar, sob coordenação do professor Alexandre Teixeira.

Acesse aqui a Programação do Simpósio



Com Informações so Superior Tribunal Militar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.