O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, na próxima quarta-feira (15), o “Diálogos com o Supremo”, projeto de difusão do conhecimento jurídico sobre temas relevantes e atuais, composto por palestras e exposições.

A terceira edição do projeto, inaugurado em 2022, vai contar com a participação do presidente do Conselho Constitucional da França, Laurent Fabius, do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O objetivo do evento é promover o diálogo entre o Supremo e as demais instituições públicas e privadas, juntamente com a sociedade civil e acadêmica, nacional e internacional.

A abertura está marcada para as 10h30, na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF, e o tema em debate será “Justiça e Meio Ambiente: O Papel do Judiciário”. O encontro é aberto ao público.

Convidados

Laurent Fabius foi primeiro-ministro da França entre 1984 e 1986, e deputado entre 1978 e 2012, sendo duas vezes presidente da Assembleia Nacional Francesa. Em 2015, como presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 21), desempenhou um papel importante nas negociações do Acordo Climático de Paris, o primeiro para combater as alterações climáticas. Em fevereiro de 2016, foi nomeado presidente do Conselho Constitucional da República Francesa.

O ministro Herman Benjamin, formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre pela Universidade de Illinois (EUA). Foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é professor-visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas (EUA). Egresso do Ministério Público de São Paulo, está no STJ desde 2006. Fundou a Revista de Direito Ambiental.

O encontro é aberto ao público. Faça sua inscrição aqui

CV/AL

Com informações do STF

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.