Justiça do Trabalho promove evento alusivo à campanha Setembro Amarelo

Edifício-sede do TST será iluminado ao longo do mês, e uma live será realizada no YouTube nesta sexta-feira (9)

Live Trabalho Seguro - Prevenção do Suicídio

Live Trabalho Seguro – Prevenção do Suicídio

08/09/22 – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio do Programa Trabalho Seguro, realizarão ações neste mês com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de discutir a prevenção ao suicídio. Entre as ações está a iluminação do edifício-sede do Tribunal na cor amarela ao longo do mês.

Live

Para detalhar ainda mais a temática e incluir a família, os amigos e os colegas de trabalho nesse debate, será realizada uma live, nesta sexta-feira (9), com transmissão pelo canal oficial do TST no YouTube, a partir das 10h. 

Acompanhe ao vivo:

O presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, a ministra Delaíde Miranda Arantes, coordenadora do Programa Trabalho Seguro, e o ministro Evandro Valadão, conselheiro do Centro de Formação de Assessores e Servidores do TST (Cefast), participarão da abertura. 

Na sequência o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior, abordará o tema “Tratamento em saúde mental e dependência química como fator de proteção contra o suicídio”. Em seguida a professora e pós-doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Nubia Elizabette de Jesus Paula falará sobre o “Racismo estrutural e o mercado de trabalho”.

Já o professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Heloani integrará o painel “Suicídio no trabalho. O que o assédio tem a ver com isso?”.

Ao fim das palestras, os participantes poderão fazer perguntas e participar de um debate sobre o tema.

Setembro

O dia 10 de setembro foi escolhido como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, a campanha “Setembro Amarelo” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Uma cartilha foi criada como forma de informar toda a sociedade sobre a temática. Segundo essas entidades, cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida por ano no país, e esse número chega a um milhão de pessoas em todo o mundo. 

Especialistas apontam, entre as causas, doenças mentais e uso de substâncias. De acordo com estudo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), de 2020, 16,5% dos suicídios envolvem relações de assédio moral ou bullying no trabalho.

(JS/CF)


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.