Desde o último domingo (8), em que o mundo comemorou o Dia da Mulher, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga, nos perfis da Justiça Eleitoral (JE) no Twitter, no Facebook e no Instagram, uma série de cards em homenagem a 11 personalidades femininas que marcaram a vida política brasileira e que revelam a própria evolução da JE no país no último século.

A publicação das peças tem o objetivo de divulgar à população o trabalho empreendido pelas homenageadas, que já contam com espaço na página #ParticipaMulher, lançada pela Corte Eleitoral no início de dezembro do ano passado. O visual dos cards está relacionado à campanha Mulheres na Política, lançada no dia 1º de março e que será veiculada durante todo o mês nas emissoras de rádio e TV do país e nos perfis da Justiça Eleitoral.

Os cards enaltecem a atuação das seguintes pioneiras: Celina Guimarães, primeira eleitora do Brasil; Alzira Soriano, primeira mulher eleita para o cargo de prefeito no país; Carlota Pereira Queiroz, primeira deputada federal do Brasil; Bertha Lutz, representante do movimento feminista na Comissão Elaboradora do Anteprojeto da Constituição de 1934; e Antonieta de Barros, primeira mulher negra a assumir mandato eletivo no Brasil.

Também estão entre as homenageadas Eunice Michiles, primeira mulher a integrar o Senado Federal; Laélia Alcântara, primeira mulher negra senadora no Brasil; Iolanda Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro; Dilma Vana Rousseff, primeira mulher eleita presidente da República do Brasil; Joênia Wapichana, primeira mulher indígena eleita ao cargo de deputado federal; e Mara Gabrilli, primeira mulher tetraplégica eleita ao cargo de deputado federal. 

A chefe do Núcleo de Campanhas, Redes Sociais e Gestão Web da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TSE, Neri Accioly, destaca que a iniciativa faz parte da campanha Mulheres na Política: Seja o Exemplo que precisamos. “Nada como trazer exemplos reais para atrair a atenção das pessoas. Nosso Portal já reúne diversas informações sobre essas e outras pioneiras, e usamos as redes sociais para ampliar a abrangência dessa mensagem”, explica.

#ParticipaMulher

Os perfis completos das homenageadas podem ser conhecidos na página #ParticipaMulher, desenvolvida pela Ascom do TSE dentro do escopo das iniciativas da Comissão TSE Mulheres, para destacar e fortalecer o papel e a participação feminina na vida política nacional, estadual e municipal.

Além de divulgar os progressos da legislação sobre a igualdade de gênero na área, a página traz os perfis de mulheres que, pelo seu trabalho, propiciaram avanços políticos significativos, inclusive na própria história da Justiça Eleitoral, com a finalidade de ampliar os direitos das brasileiras tanto na esfera eleitoral quanto na partidária.

EM/JB

Leia mais:

06.03.2020 – Dia Internacional da Mulher: elas são maioria nas funções de chefia e de assessoramento no TSE

02.12.2019 – Ministra Rosa Weber apresenta Comissão TSE Mulheres e lança página #ParticipaMulher

11.10.2019 – Presidência do TSE institui Comissão Gestora de Política de Gênero



Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.