O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi condecorado, na última terça-feira (16), com a Ordem Bernardo O’Higgins, a mais alta honraria concedida pelo governo do Chile a estrangeiros que prestam serviços à democracia. A cerimônia ocorreu na Embaixada do Chile, durante a comemoração da Data Nacional do país.
Em seu discurso de agradecimento, Barroso disse receber a homenagem em nome do STF. Destacou que a democracia é um projeto coletivo e ressaltou a importância da sociedade civil, da imprensa e de parte da classe política na defesa do Estado Democrático de Direito no Brasil.
O ministro também manifestou admiração que Chile suscita no Brasil. Lembrou que o país acolheu muitos brasileiros perseguidos pela ditadura militar, entre eles políticos, artistas e intelectuais.
Na mesma cerimônia, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também foi condecorada por sua contribuição para a integração sul-americana. O presidente do STF afirmou que a política é essencial para a democracia e que Simone Tebet engrandece a vida pública no Brasil.