Será lançado nesta quarta-feira (19), no Supremo Tribunal Federal (STF), o livro “Desinformação: o mal do século Vol. 2 – O Futuro da Democracia: Inteligência Artificial e Direitos Fundamentais”, organizado pelo Programa de Combate à Desinformação do Tribunal em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O lançamento ocorrerá na Biblioteca do STF, a partir das 18h.
A obra coletiva reúne 18 artigos de especialistas de diversas áreas para discutir os desafios impostos pela desinformação no cenário atual. A publicação aborda temas cruciais para a democracia, como a influência das notícias falsas em processos eleitorais, o impacto da inteligência artificial na disseminação de informações e a necessidade de regulamentação para assegurar direitos e conter abusos.
Com artigos assinados pelos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Luiz Fux e Flávio Dino, além de pesquisadores e especialistas em comunicação e direito, o livro oferece uma visão multidisciplinar sobre os riscos e as soluções para o fenômeno da desinformação.
Os artigos discutem, entre outros temas, o papel do Judiciário no combate às notícias falsas, a partir da análise de decisões sobre liberdade de expressão e regulação de plataformas digitais; a relação entre desinformação, democracia e sistema de Justiça, que incluiu uma revisão sobre as estratégias de enfrentamento à desinformação adotadas pelo Poder Judiciário; o papel da inteligência artificial na desinformação; e a importância de formar cidadãos críticos diante do volume crescente de informações falsas.
Em formato digital, a obra está já disponível gratuitamente na página do Programa de Combate à Desinformação no Portal do STF. A versão impressa está à venda na Livraria do STF.