Produção mostra como a história da Justiça do Trabalho caminhou lado a lado das grandes mudanças nas relações de trabalho.
Foto histórica de manifestação de trabalhadores
15/02/22 – A TV Justiça preparou um documentário especial em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho. O programa mostra a evolução desse ramo do Judiciário e o que mudou ao
longo do tempo. A presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, participou do filme e falou da importância das ações da Justiça do Trabalho.
Além da presidente, participaram das gravações o coordenador do comitê “80 anos da Justiça do Trabalho”, ministro Ives Gandra Martins Filho, o ministro aposentado do TST Vantuil Abdala, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, a historiadora Clarice Speranza, o publicitário Cláudio Neves e o advogado Pedro Maciel.
Sobre a Justiça do Trabalho
A Justiça do Trabalho foi instituída no Brasil em 1934. Mas,somente em 1941, foi oficialmente anunciada e instalada.
De lá para cá, houve muitas conquistas. Em 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e as relações trabalhistas passaram a ter uma regulamentação. Em 1946, o Conselho Nacional do Trabalho foi transformado no Tribunal Superior do Trabalho, e a Justiça do Trabalho passou a ser reconhecida pela Constituição da República como órgão do Poder Judiciário. Mas, apenas 70 anos depois, o TST foi explicitamente incluído entre os órgãos do Poder Judiciário no texto constitucional.
Assista ao documentário:
(NV/GS/RT, com informações da TV Justiça)
Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho