Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM) vai inaugurar, no próximo dia 29 de março, novas instalações da unidade, que fica no Setor de Garagens Norte, em Brasília.
O diretor da Enajum, ministro Francisco Joseli Parente Camelo, registrou que na oportunidade serão inauguradas a fachada e o estacionamento da Escola.
O evento contará com um seminário presencial para os magistrados de 1ª e 2ª Instância, nos dias 29, 30 e 31 de março, sob a coordenação científica do Ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira.
O Seminário trará a temática “O Brasil em Transformação” com o escopo de melhor compreensão da conjuntura atual do País. O vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, confirmou presença na inauguração da sede da ENAJUM e fará a palestra de abertura do Seminário.
Outras autoridades e palestrantes já confirmaram presença, como ministros de estado, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna.
Sob a Coordenação Científica do ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira, o Seminário tem como propósito abordar temas contemporâneos e importantes para os Ministros e Magistrados Federais da Justiça Militar.
A atividade tem como público-alvo ministros do Superior Tribunal Militar, magistrados federais da Justiça Militar e convidados, mas será transmitida pelo Youtube do Tribunal para o público interno e externo que tiver interesse.
O Evento contará com palestras de renomadas autoridades convidadas, para expor os seguintes temas: Ciência, tecnologia e inovação a serviço da sociedade brasileira; Retomada Econômica – Abertura Comercial e Fortalecimento das Relações Internacionais; A Política Externa Brasileira e sua Importância no Cenário Internacional; Projetos Estratégicos das Forças Armadas e Indústrias de Defesa Nacionais; As ações do Brasil no enfrentamento da Covid-19 e o planejamento para o enfrentamento de novas crises.
No encerramento da atividade, no dia 31, será lançado o livro: “O emprego das Forças Armadas em Situação de conflitos internos graves”, de autoria da juíza federal da Justiça Militar da União Flávia Ximenes Aguiar de Sousa.
Palestras
Entre os palestrantes, o vice-presidente da República, Hamiltom Mourão, que abre a jornada com o tema “O Brasil em Transformação”. Em seguida, o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, com o tema “Petrobás: Características, Peculiaridades e uma Visão Prosperctiva”; o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, com o “Ciência, Tecnologia e Inovação a serviço da Sociedade Brasileira”; o secretário de Telecomunicaçãoes, Artur Coimbra fecha o dia com “5G e o Desenvolvimmento Brasileiro: Desafios e Oportundiades”.
No dia 30 de março é a vez da audiência ouvir o ministro da economia, Paulo Guedes. Sua palestra será sobre “A retomada econômica – abertura comercial e o fortalecimento das relações internacionais”. Em seguida, será a vez do procurador-geral da República, Antônio Aras, com “As novas perspectivas para Justiça Militar Brasileira”. “Projetos estratégicos das Forças Armadas e indústrias de defesa nacional” será o assunto abordado pelo secretário de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Pontes.
O ciclo de palestras e debates da quarta-feira será fechado com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, sobre “As ações do Brasil no enfrentamento da Covid-19 e o planejamento para o enfrentamento de novas crises”.
No último dia do evento, o minsitro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, vai palestrar sobre “A política externa brasileira e usa importância no cenário internacional”. Em seguida, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Ganadra Filho traz o tema “O ativismo do Judiciário”.
O 2º Seminário “O Brasil em Transformação” será fechado com o lançamento do livro “O empresgo das Forças Armadas em situação de conflitos interno graves”, de autoria da juíza federal da Justiça Militar da União Flávia Ximenes Aguiar de Sousa.
Veja a programação completa do 2º Seminário “O Brasil em Transformação”