06/10/2022 – O local reservado para a realização de eventos culturais do Tribunal Superior do Trabalho (TST) passa a se chamar Espaço Cultural Ministro Pedro Paulo Manus. A homenagem póstuma ao ministro aposentado foi realizada nesta quarta-feira (6).

O magistrado paulista atuou no TST de 2007 a 2013, depois de trabalhar como servidor e juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). Foram mais de 30 anos dedicados à magistratura trabalhista e mais de 50 anos dedicados ao Direito do Trabalho. Ele faleceu em dezembro de 2021, aos 70 anos de idade.

Durante a cerimônia, o presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, enfatizou que Pedro Paulo Manus dignificou e engrandeceu o judiciário trabalhista brasileiro. “Ele foi um ministro que tinha o dom da conciliação. Era sempre muito alegre, gentil e inspirava todos à sua volta”, destacou.

Sala de aula

Além de julgar processos, Pedro Paulo Manus dedicou mais de 30 anos de sua vida à docência, dando aulas na graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mesma instituição na qual se formou em Direito e fez doutorado. Nos últimos anos, ocupava o cargo de vice-reitor da PUC-SP.

Segundo o vice-coordenador do Núcleo de Pesquisa de Direito Tributário da PUC-SP e conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Robson Maia Lins, o magistrado atuou até o fim da vida, dando aulas até poucos dias antes de falecer. “Como professor, Pedro Paulo Manus, mesmo cumprindo diversas tarefas administrativas, nunca deixou a sala de aula. Nós todos da PUC-SP sentimos muito a perda dele. Ele deixou uma legião de seguidores que agora estão dando curso às suas obras, às suas aulas e aos seus conhecimentos na área do Direito do Trabalho”, detalhou.

Família

Sandra Tomotani, que atuou como chefe de gabinete do ministro no TST, leu uma mensagem enviada pela viúva do magistrado, Maria Eugênia, agradecendo a homenagem recebida.

“O ministro era um ser humano incrível. Ele amava a família, os amigos e a PUC-SP. Infelizmente, partiu muito cedo, mas ele deixou um legado inegável e essa homenagem é mais do que justa”, contou.

Justiça Social

O ministro Emmanoel Pereira aproveitou a oportunidade para inaugurar o letreiro com a nova logo e o novo lema do TST – o Tribunal da Justiça Social. A placa foi instalada no térreo do bloco A na área que antecede o raio-x.

(Juliane Sacerdote/TG)

Com informações do Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.