Juiz de Fora inaugura Centro de Conciliação Trabalhista, a quarta unidade no interior do Estado – CSJT2 – CSJT


28/8/2025 – O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) inaugura, na próxima quinta-feira (4/9), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) de Juiz de Fora, o quarto implantado no interior do Estado este ano. Em 2025, já foram inaugurados os Cejuscs de Montes Claros, Coronel Fabriciano e Pouso Alegre. Na capital funcionam ainda os Cejuscs de 1º Grau, no prédio recém-inaugurado da Rua Paracatu; e o Cejusc 2º Grau, no edifício instalado na Rua Desembargador Drumond. A solenidade de inauguração será às 17h, no Fórum Trabalhista de Juiz de Fora (Avenida Barão do Rio Branco, 1880, centro).

Diversas autoridades estão confirmadas no evento, como o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maurício Godinho Delgado, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta; e os desembargadores do Regional mineiro: Sebastião Geraldo de Oliveira, 1º vice-presidente e coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec); Marcelo Pertence, gestor regional do Programa Trabalho Decente; Emerson José Alves Lage, 2º vice-presidente e diretor da Escola Judicial do TRT-MG; e a coordenadora do novo Cejusc-JT, juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, além de autoridades do Executivo e do Legislativo local.

Jurisdição e funcionamento

O novo Centro de Conciliação abarca os processos relativos às cinco Varas do Trabalho de Juiz de Fora que contemplam, em sua jurisdição, outros 25 municípios da região.

A primeira audiência de conciliação do Cejusc-JT de Juiz de Fora está agendada para o dia 10/9. Em setembro, a previsão é de uma audiência por semana e já a partir de outubro as audiências serão diárias, preferencialmente realizadas na modalidade online. Interessados em conciliar em conflitos trabalhistas nesta unidade podem entrar em contato pelo telefone/whatsapp: (32) 3229.5333

Objetivos

O Cejusc tem por finalidade promover o acordo entre as partes de um conflito usando técnicas de mediação e conciliação com o apoio dos profissionais capacitados do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – Nupemec.

Destacada no Judiciário, a conciliação é um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa a função de orientá-las na construção de acordo com a possibilidade de resolver o conflito de forma mais rápida, menos onerosa e menos desgastante.

A Justiça do Trabalho em Minas possui dois Centros de Conciliação na capital (de 1ª e 2ª instâncias) e agora quatro unidades no interior. Os contatos estão disponíveis no portal do TRT-MG.

Além dos endereços e telefones listados na página da conciliação, os interessados em conciliar podem contactar o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT), pelo endereço de e-mail nupemec@trt3.jus.br ou por telefone (31) 3228-7052.

 

Fonte: TRT da 3ª Região



Com informações do CSJT

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.