Com prefácio do decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, o livro “#Supremologia”, do jurista Daniel Augusto Vila-Nova Gomes, será lançado na quarta-feira (6) às 18h, na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal do STF.

A obra traz uma análise de estudos sobre o Supremo. O objetivo é identificar eventuais lacunas na compreensão da agenda pública do Tribunal e definir critérios que permitam uma leitura mais sistematizada e qualificada sobre seus trabalhos.

Pesquisa

O livro traz dados de pesquisa de doutorado do autor, no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Daniel foi servidor do STF por 17 anos. Ao revisar os artigos científicos sobre o STF publicados nos últimos 20 anos, o jurista verificou que o número de publicações cresceu consideravelmente nesse período.

De 2004 a 2008, foram encontrados apenas seis artigos sobre o Supremo registrados na plataforma SciELO, que reúne as principais publicações científicas do Brasil. Entre 2019 e 2022, o número subiu para 128.

Outra descoberta é que o STF não é tema de estudo apenas do direito e da política. Sua atuação aparece, direta ou indiretamente, em revistas sobre temas como saúde, antropologia, religião, sexualidade e bioética.

RP/RM

Com informações do STF

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.