Negado vínculo empregatício entre aplicativo e entregador de refeições de Recife

Insatisfeito com a sentença proferida pelo juízo da 19ª Vara do Trabalho do Recife (PE), que não viu caracterizada a hipótese de vínculo trabalhista com a empresa Duck´s Service Prestadora de Serviços Ltda. e, de forma subsidiária, com a Ifood.com Agência de Restaurantes Online S.A., o trabalhador, motociclista, interpôs recurso ordinário, julgado pela Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE). No caso analisado, o autor realizava entrega de alimentos em domicílio, utilizando sua própria motocicleta, guiando-se pelo aplicativo do Ifood.

Ao relatar o caso, o Desembargador Milton Gouveia manteve o entendimento do juízo da primeira instância. Destacou que, diante de novas relações interpessoais, surgidas com as inovações tecnológicas, o julgador se vê obrigado a interpretá-las frente à legislação trabalhista brasileira e que, ainda que o trabalho desenvolvido pelo autor, como motociclista, fosse realizado com onerosidade, o conjunto probatório não permitiu verificar a existência da subordinação jurídica e nem da pessoalidade, elementos caracterizadores do vínculo empregatício.

Para o relator, a “autonomia do prestador de serviços se revelou inerente à relação, possuindo o trabalhador total liberdade para escolher ‘se’, ‘onde’ e ‘quando’ iria se conectar ao aplicativo para atender aos clientes dos restaurantes e do Ifood.com, assim como por ‘quanto tempo’ permaneceria conectado, laborando em sua própria motocicleta, mediante preço pré-fixado por entrega, sem pessoalidade e sem punições.”

Por unanimidade, os desembargadores que integram a Terceira Turma negaram o apelo do operário, por inexistir vínculo empregatício entre o mesmo e a Duck´s Service Prestadora de Serviços Ltda., ficando prejudicada a apreciação das demais teses do recurso.

Fonte: TRT da 6ª Região (PE)

[ad

Você está preparado para demanda que está por vir ?

No dia 12 de dezembro o STF pode decidir de forma definitiva a correção do FGTS pela inflação, cerca de 30 Milhões de brasileiros tem direito a correção do FGTS e isso obviamente aumentará e muito a procura dos trabalhadores por advogados e escritórios que estejam preparados para buscar a correção, porém, você sabia que pode ter acesso a um material completo e atualizado com tudo o que você precisa para buscar a Correção do FGTS para sues cliente de maneira rápida, eficaz e prática ? São Modelos de Petições Iniciais atualizadas, recursos inominados e apelações, modelos de procurações específicas, contratos de honorários, réplicas à contestação, recursos extraordinários, Modelos de Agravo em Recurso Extraordinário, Cópia Integral das Sentenças Procedentes já proferidas e muito mais !

Se quiser mais informações, basta acessar o site do material clicando aqui.

Fonte: CSJT

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.