O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, desembarcou nesta quarta-feira (15) na Base Aérea de Canoas (RS) junto com comitiva presidencial. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará anúncio de novas medidas de auxílio ao Rio Grande do Sul e a famílias vítimas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas nas últimas semanas.

Na segunda (13), durante o encontro do J20 no Rio de Janeiro, Barroso disse que a situação do Rio Grande do Sul era um alerta para a discussão sobre litigância climática e desenvolvimento sustentável no mundo, e se solidarizou com os gaúchos.

“O comércio está fechado, as escolas estão fechadas, a maior parte da cidade de Porto Alegre está debaixo d’água, e não há muito a fazer a não ser esperar que o nível das enchentes baixe, essa é a situação, para em seguida começar a reconstrução da cidade. Muitas pessoas perderam as suas casas, então a gente tem lugares com milhares de pessoas abrigadas de forma bastante improvisada. É uma situação muito difícil.”

O STF vem prestando solidariedade ao estado e tomando medidas para ajudar com as necessidades emergenciais. Até o momento, o Judiciário transferiu mais de R$ 100 milhões à Defesa Civil do RS.

Com informações do STF

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.