O ministro Lelio Bentes ressaltou a importância da atuação dos auditores fiscais na promoção do trabalho decente
09/11/22 – O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, participou, na manhã de terça-feira (8), em Brasília (DF), da abertura do I Congresso Nacional da Inspeção do Trabalho. O evento, realizado pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), tem como objetivo discutir temas relacionados a melhorias e mudanças na fiscalização trabalhista.
A solenidade de abertura do congresso, que reúne 400 auditores de todas as Superintendências Regionais do Trabalho (SRTbs), contou também com a participação do diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Martin Georg Hahn, da subprocuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Maria Aparecida Gurgel, de representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) e do presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais (Sinait), Bob Everson Carvalho.
Em seu pronunciamento, o ministro Lelio Bentes Corrêa ressaltou que as ações dos auditores fiscais do trabalho, coordenados pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, tem papel fundamental na promoção do trabalho decente, no combate à precarização do trabalho e ao trabalho escravo e infantil, atuando na proteção do bem-estar-físico, mental e social no ambiente de trabalho. “É uma atuação aguerrida, comprometida, firme e dedicada de servidores que, mesmo em condições adversas, cumprem um papel de extrema relevância, levando segurança e assistindo às populações em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.
(Dirceu Arcoverde/CF)