9/11/2022 – A nova composição da direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) foi eleita e empossada no dia 17 de outubro de 2022. Foram eleitos o ministro Mauricio Godinho Delgado, no cargo de diretor, e o ministro Augusto César Leite de Carvalho, vice-diretor, para o biênio 2022-2024.

Justiça igualitária

Na mesma semana em que tomou posse, o ministro Mauricio Godinho Delgado participou do encerramento do Seminário de Formação Continuada da Escola Judicial da 10ª Região (Ejud-10), que tratava da reflexão sobre a justiça igualitária. Em seu discurso o ministro ressaltou que “para um país igualitário, precisamos promover uma Justiça do Trabalho igualitária e inclusiva e avançar em diretrizes que reforcem a nossa empatia para com estas comunidades plurais e diversas”, disse. 

O magistrado destacou, ainda, que sua atuação, como diretor da escola nacional, será voltada para o desenvolvimento de ações formativas e de pesquisas relativas às questões sociais, humanas, raciais, de gênero e igualitárias. Sensível a essas temáticas, o ministro mencionou que, para a escolha do conselho consultivo da escola, observou a paridade de gênero entre os integrantes, com a escolha de quatro mulheres e quatro homens para compor o colegiado. 

Por fim, o novo diretor da Enamat pontuou que a escola não perderá o foco sobre todas as demais questões fundamentais da formação inicial e continuada de magistradas e magistrados e do cotidiano do seu exercício dos misteres da magistratura, de maneira a contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da Justiça do Trabalho.

Conselho Consultivo

Os novos diretores da Enamat foram empossados pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, que assumiu a administração da Justiça do Trabalho em outubro. A posse foi realizada na sessão do Tribunal Pleno do TST.

Na mesma sessão, foram empossados os membros do Conselho Consultivo da ENAMAT, composto pelo diretor e pelo vice-diretor da escola, além de mais seis magistradas e magistrados do TST e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

  • Ministro José Roberto Freire Pimenta (TST);
  • Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes (TST);
  • Ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte (TST); 
  • Desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, do TRT-16 (MA);
  • Desembargadora Wanda Lúcia Costa Leite França Decuzzi, do TRT-17 (ES); e 
  • Juíza Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert, do TRT-12 (SC).

No dia 20 de outubro, o ministro Mauricio Godinho Delgado deu posse ao Juiz do Trabalho Bruno Alves Rodrigues no cargo de juiz auxiliar da direção da Enamat.

Com informações da Enamat

Com informações do Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.